Cover Image for Playstation 4 – O passado, presente e futuro do gigante da geração

Playstation 4 – O passado, presente e futuro do gigante da geração

O Playstation 4 está completando 6 anos em 2019, é uma longa jornada para um console que surgiu em 2013 e que vendeu quase 100 milhões de unidades. Apesar de já parecer estar no seu final de vida, o PS4 ainda consegue conquistar novos gamers e as vendas simplesmente não param.

Abaixo, vamos acompanhar um pouco da história do console:

O Nascimento

O PS3 alcançou muita gente e causou um grande hype no final da geração, visto que todos estavam ansiosos pelo anúncio do novo console da Sony, principalmente porque a empresa tinha prometido resolver vários problemas para as Third Parties, que desenvolvem os jogos não exclusivos. A Sony realmente cumpriu sua palavra e trouxe o PS4, que utiliza componentes mais próximos de um PC tradicional.

Em 2012, os rumores já circulavam sobre a capacidade do PS4, que era chamado de Orbis pelos desenvolvedores que receberam seu dev kit.

O PS4 foi anunciado oficialmente em Nova York no começo de 2013. Em 20 de fevereiro, a Sony finalmente o apresentou para imprensa, dando maior foco para o novo DualShock, que tinha um design mais ergonômico e responsivo. Além de touchpad, speaker, giroscópio e outras funcionalidades. A Sony aproveitou para anunciar alguns exclusivos:

– Killzone: Shadow Fall

– Knack

– Resogun

Durante a E3 de 2013, a Sony apresentou o PS4 em toda sua glória, anunciando o preço de 399 dólares. 100 dólares mais barato que o Xbox One. Além disso, a Sony aproveitou para tirar onda da Microsoft, ensinando como ‘compartilhar jogos’:

Em 2014 o PS4 começava ser lançado em novos territórios, batendo mais de 250 mil vendas nos seus dois primeiros dias no Reino Unido. 2014 também foi o ano de lançamento de alguns exclusivos:

– InFamous: Second Son

– InFamous: First Ligh

– LittleBigPlanet 3

-The Last of Us – Remastered

Realidade Virtual

Em 2014, a Sony anunciava que o Project Morpheus, que era voltado para Realidade Virtual, estava entrando em seus sistemas, prometendo levar os jogos a outro nível. Este era o protótipo do PlayStation VR, usando um headset, uma câmera e os controles PlayStation Move. Já durante a E3 do mesmo ano, a Sony aproveitou para anunciar Uncharted 4: A Thief’s End, Bloodborne, No Man’s Sky, além de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, Arkham Knight e Far Cry 4.

Playstation VR Zero3Games

Na CES 2014, a Sony apresentava mais de seu projeto GaiKai, o que se tornaria o PlayStation Now, um serviço de streaming de jogos que não requer nenhum tipo de download ou compra, apenas uma assinatura. O ano também serviu para revelar Street Fighter V.

Em 2015, ganhamos uma série de exclusivos:

– Bloodborne

– God of War 3: Remastered

– The Order: 1886

– Uncharted: The Nathan Drake Collection

– Until Dawn

Na E3 do mesmo ano, a Sony surpreendeu com o anúncio de he Last Guardian, Shenmue III e o remake de Final Fantasy VII. Também vimos as primeiras imagens de Horizon Zero Dawn. Neste ano também foi anunciado que o Projeto Morpheus era rebatizado como PlayStation VR, com lançamento programado para 2016.

O ano fechou com os anúncios de Nioh, Ratchet & Clank e a chegada de Hideo Kojima como parceiro da Sony. A empresa anunciou a criação da Kojima Productions, que criaria um jogo exclusivo para PS4, Death Stranding.

Em 2016, temos os seguintes destaques de exclusivos:

– Gravity Rush Remastered

– The Last Guardian

– No Man’s Sky

-Ratchet & Clank

– Uncharted 4: A Thief’s End

A E3 DE 2016 anunciou o preço do PlayStation VR, fixando em 399 dólares. Vários games ganharam sua versão VR, começando por Batman: Arkham VR. O ano também foi marcado pelo anúncio do novo jogo de God of War e também por Marvel’s Spider-Man. Além disso, tivemos destaques como Days Gone, Resident Evil VII: Biohazard e o retorno de Crash Bandicoot.

Mas quem roubou a cena foi Kojima, que apresentou Death Stranding com Norman Reedus e Mads Mikkelsen como grandes estrelas do jogo.

2016 também foi o ano em que o PS4 Pro e o PS4 Slim eram anunciados. O primeiro era uma grande melhoria para o console, trazendo a chance de jogar em 4K, uma versão verdadeiramente premium, que possuía um hardware mais poderoso. Já o PS4 Slim era uma versão mais compacta do PlayStation que já conhecíamos.

Playstation 4 Pro Zero3Games

Durante a PlayStation Experience 2016, a Sony surpreendeu ao anunciar The Last of Us Part II, Uncharted: The Lost Legacy (um spinoff estrelado por Chloe e Nadine) e também vimos mais imagens de Horizon Zero Dawn.

Em 2017, tivemos os seguintes destaques como exclusivos:

– Horizon Zero Dawn

– Persona 5

– Yakuza 0

– Yakuza Kiwami

– Knack 2

– Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue

– Nioh

– Uncharted: The Lost Legacy

Na E3 de 2017, o Homem-Aranha tomou o palco de assalto com uma gameplay incrível. Além disso, vimos Detroit: Become Human e o anúncio de uma expansão de Horizon Zero Dawn, chamada de Frozen Wilds. Uma grande revelação foi o remake de Shadow of the Colossus. E também vimos trailers de Monster Hunter: World e COD WWII.

As coisas esfriaram um pouco, mas em 2018, tivemos um ano inesquecível:

– Detroit Become Human

– God of War

– Marvel’s Spider-Man

– Shadow of the Colossus

– Yakuza 6: The Song of Life

– Yakuza Kiwami 2

Em maio de 2018, apesar de tantos jogos bons chegando, o CEO da Sony comentou que o PS4 estava nos seus últimos anos. Ainda não se sabe quando o PS5 será anunciado, mas a Sony começava a dar sinais de guardar algumas coisas para o próximo console.

Ainda assim, a E3 de 2018 foi marcada pela apresentação de Spider-Man, The Last of Us – Part II, Ghost of Tsushima e Death Stranding. Destes, Ghost of Tsushima era a grande novidade e trouxe um visual de cair o queixo, mostrando que a Sucker Punch realmente sabe trabalhar nisso. O ano também revelou o remake de Resident Evil 2, a sequência de Nioh e uma apresentação de Kingdom Hearts 3.

Com a ascensão de Fortnite, 2018 também foi um ano de pressão sobre a Sony, que não queria dar a chance de seus jogadores terem crossplay entre plataformas. Depois de muita discussão, a Sony acabou cedendo e abriu suas portas.

Fortinite PS4 Zero3Games

Em 2019, temos o lançamento de Days Gone acontecendo nos próximos dias e a chegada de Ghost of Tsushima marcada para este ano. Porém, a Sony anunciou que não participará da E3, usando um novo canal para anunciar seus lançamentos: um programa online, o State of Play. No primeiro programa, tivemos o anúncio de um jogo VR do Homem de Ferro. Entretanto, os fãs reclamaram que muitos anúncios foram voltados para o VR, deixando o PS4 em segundo plano.

E o futuro? É bem possível que a Sony esteja se preparando para anunciar o PS5 ainda em 2019. Não sabemos quais jogos chegarão para o PS4 depois de agosto e não temos nenhum grande evento marcado para isso. Será que a empresa vai surpreender e dar sobrevida ao console? Ou será que estamos apenas assistindo o final de temporada com o início do PS5 se avizinhando?

Independente do que aconteça, você tem a oportunidade de manter seu console sempre atualizado com os melhores jogos, além de desfrutar de todos os benefícios que a Playstation Store oferece.

Confira os cartões da Playstation Store que a Zero3Games oferece a você e aproveite ao máximo o já conhecido PS4 ou um novo lançamento que vier!

Gostou desse conteúdo, compartilhe!

Artigos recentes

Participe do Programa Insiders de Sea of Thieves

Como Participar do Programa Insiders de Sea of Thieves Se você é um fã apaixonado de Sea of Thieves, pode participar do Programa Insiders do jogo visitando o site oficial.…

Saiba mais
Promoção de jogos para PC do Xbox com grandes descontos na Steam

A Microsoft está oferecendo grandes descontos em uma seleção de seus jogos para PC na Promoção de Publicadora do Xbox Game Studios. A promoção, que vai até 2 de maio,…

Saiba mais