Cover Image for PsVita a história e o legado

PsVita a história e o legado

O PsVita está morto! Certamente, para alguns não estava lá tão vivo assim. Ao menos foi assim para sony, que há muito já pensava em encerrar as atividades nesse seguimento.

PsVita
PsVita

No último mês, a Sony anunciou que o PsVita sairia de linha, para tristeza dos seus seguidores. O sistema já estava ‘morto’ há alguns anos, mas ele manteve uma boa fanbase, bem devota. Porém, o Vita se tornou um artigo de luxo e que poucos possuem.
A maioria dos fãs de consoles sabem que a área de portáteis é dominada pela Nintendo, mas nem sempre este domínio foi tão tranquilo. Apesar de desde nossos ancestrais ter sido assim. Quem não se lembra do emblemático GameBoy? Até hoje, aqueles que não conseguem ter um, jogam os jogos em emuladores. Assim deve continuar o legado do PsVita.

Um pouco do passado

No passado, a Sony conseguiu fazer um bom barulho com o PSP, que vendeu bastante e muito bem obrigado. Tinha uma ótima biblioteca de jogos, boa autonomia e tal. O sucesso fez com que a empresa desenvolvesse um novo console, um sucessor, criado para encarar o poderoso o 3DS da Nintendo.

Psp
Psp

O problema foi enfrentar o 3DS, a sony ainda conseguiu fazer frente por certo tempo, mas com o tempo a Nintendo voltou ao seu posto de líder do segmento. Consequentemente, o PsVita ia caminhando para um caminho sem volta.

Nintendo 3DS
Nintendo 3DS

Quase como um inicio do fim.

Desde meados de 2013, quando os últimos jogos AAA chegavam, a Sony passou a disponibilizar a maioria no estilo indie. Tornando assim o pequenino PsVita menos interessante para novos compradores. Infelizmente, o PsVita mesmo tendo mais hardware não aguentou e acabou perdendo quase que todo o espaço. Em menos de 2 anos, parecia que a Sony tinha desistido dele. Muito triste!

PS1, PS2 e PSP, um diferencial em tanto!

Os clássicos, começando pelo rei! O adorado de muitos, PlayStation 1. Ele dispensa apresentações. E, quase todos os jogos desse monstro pre-histórico estão disponíveis para o PsVita.

Playstation 1
Playstation 1

Assim como o anterior, estão também disponíveis quase todos os jogos do Play2. Este console que revolucionou com seus gráficos incríveis, ainda é o queridinho de muita gente. A transição entre eles foi marcante e alegra muita gente saber que os jogos não ficaram apenas nos emuladores ou na lembrança.

PlayStation 2

Quem tem um PsVita ainda tem acesso a esses jogos clássicos e pode viver nostalgicamente cada época e jogo marcante, inclusive os do PSP. Houve até em um tempo remoto, rumores de um sucessor. Mas. economicamente falando, talvez a Sony não achou viável e hoje testemunhamos o triste fim do PsVita.

Uma biblioteca em tanto!

Pois é, o PsVita é o lar de JRPGs e jogos indies. Novos títulos são lançados frequentemente e empresas como XSEED e Kemco adoravam o aparelho.
Navegando pela PSN Store, você verá que existem mais jogos disponíveis para o Vita do que um jogador normal poderia jogar em uma década. Ou pelo tempo de uma vida inteira.

Plants-vs-Zombies-PS-VITA-VPK-cover-ziperto
Plants Vs Zombies


A exemplo disso, quem não curte um Plants vs Zombies? Pois é, nesse ponto a Sony tem razão, dá pra jogar jogos como este no celular e o futuro caminha pra isso. Inclusive se levar em conta os jogos com realidade aumentada. A franquia Angry Birds agora promete lançar uma versão assim.

Enquanto a Sony deixou de dar suporte ao PsVita, incluindo o PS Plus, vale dizer que existem vários cross-buy de PS4 que trazem a versão Vita. Ou seja, você recebe as duas versões do jogo, meio contraditório, não é mesmo? Mas quem ganha somos nós, pelo menos por enquanto. Talvez seja esse o motivo do fim do PsVita, ter que fazer duas versões de um único jogo. Há muita discussão a cerca desse assunto. Muitas franquias estão querendo uma forma de desenvolver os jogos multiplataforma, para não precisar ficar dando suporte a várias versões.

O potencial abandonado

Muitos sonham em ter uma facilidade de poder continuar seu game favorito em qualquer plataforma. Talvez o precursor desse sonho foi o PsVita. Imagine poder jogar seus jogo onde estiver, pelo menos dentro da sua casa. Quem tem um PS4 e um PsVita pode usar o remote play. Este recurso permite jogar os games do seu PS4 no seu PsVita, com espelhamento de tela.

O progresso esmagador

Um duro golpe no sonho do PsVita, mas um avanço para muitos foi o anuncio do Stadia da Google. Para os mais antenados, isso não foi lá grande coisa, afinal, muitas empresas já estão investindo nisso de longa data. É como uma nova corrida espacial, isso revolucionará o futuro dos jogos. Poder continuar de onde parou em qualquer device é promissor! Deve demorar um pouco, mas, talvez, essa visão futurista foi partilhada pela Sony que decidiu encerrar de vez as atividades do PsVita. Realmente o aparelho tinha um potencial enorme, que infelizmente agora será apenas história.

Para onde ir ?

Caminho do progresso

Portanto, temos dois caminhos: O dos eternos apaixonados, que vão continuar usando e sonhando com jogos novos para o PsVita.
E, posteriormente os visionários que já abandonaram o PsVita há muito tempo.

Junto, com os nobres fies, também, estarão, alguns que querem poder ter acesso ao legado que falamos, o que é muito bom!

A decisão de abandonar o PsVita é o caminho que muitos escolhem tomar, talvez por ser mais empolgante e incerto, sem falar no preço.

Surpreendentemente, para a alegria de muitos, ainda resta uma terceira opção: O caminho do meio.

Sabemos que consoles assim ainda estão por aí, e que a mobilidade é a grande promessa do futuro. Algumas empresas já falam em criar celulares gamer. Os jogos já são multi plataforma como o clássico PUGB e outros. Então pouco importa se temos um PsVIta, um Nintendo 3DS ou coisa assim. Decerto, existe uma variedade de jogos que já rompem essa barreira e que são no estilo de muitos dos favoritos da galera do PsVita. Encabeçando a lista, temos alguns que estão entre os melhores jogos mobile. Confira!

Nossa Loja

Na nossa loja, você encontra diamantes para Free Fire e baldes de gemas para o Clash Royale por exemplo. Encontra também uma diversidade de produtos para uma infinidade de plataformas e jogos e já que o assunto é Playstation, confira nossos produtos.

Por fim, não há nada de errado em ser fiel aos clássicos, ou sair seguindo as promessas do futuro, o segredo é achar um equilíbrio, entre o passado e o futuro. Pensando nisso, saiba que para aqueles que preferem ir pelo caminho do meio, as coisas prometem!

Gostou desse conteúdo, compartilhe!

Artigos recentes

Emulador de jogos da Nintendo lidera os gráficos da App Store do iPhone

Há alguns dias a Apple soltou um comunicado dizendo que iria passar a permitir que emuladores fossem listados na App Store. E por falar em App Store, não deixe de…

Saiba mais
Novos Títulos Independentes Chegando ao PlayStation

Olá a todos. Hoje, revelamos três próximos títulos independentes que irão agradar a muitos jogadores diferentes do PlayStation. Esses títulos são para aqueles que gostam de desafiar o desconhecido, nossos…

Saiba mais