Cover Image for O que os jogos podem ensinar e como podem ajudar no dia a dia!

O que os jogos podem ensinar e como podem ajudar no dia a dia!

Quando ganhamos nosso primeiro videogame, ficamos fascinados! Em alguns casos as primeiras impressões são tão fortes que causam sonhos com as fases ou missões.

Podemos dizer que nesse momento inicia-se uma mudança no nosso modo de pensar, as vezes até de encarar a vida! Sei que você pode até pensar que parece de certo modo um exagero, mas pare e pense:

O que você fez no ano de 1999? Ou talvez, se você for mais jovem, o quais lembranças que você tem sobre os últimos anos?

Se você for um jogador, é provável que se lembre com certa facilidade dos jogos que zerou ou das dificuldades que passou para zerar ou aprender determinado jogo.

Me lembro que em 99, estava no auge do Playstation 1 e como muitas crianças àquela época, eu fui presenteado com um console. Todos os jogos que jogava pareciam fora da minha categoria, mas eu não ligava. Perdia dezenas de vezes, mas não desistia. Naquele ano jogando Nascar 99 lembro que depois de muito esforço consegui vencer uma corrida em primeiro! Talvez eu tenha mudado algumas configurações para jogar num modo mais fácil, mas com certeza, venci e me lembro do carro que usei para vencer e da satisfação que foi ver aquele carro preto número 99 cruzando a linha de chegada!

NASCAR 99 (PlayStation) - The Cutting Room Floor

Afinal, como não lembrar, o carro era o da capa!

Resiliência

Muito antes de conhecer o significado desta palavra, quem tem um videogame já entende o verdadeiro significado dela. Quem curte um jogo não pensa em desistir quando fica preso numa missão muito difícil. Passamos horas e horas, fracassamos e fracassamos muitas vezes, mas não desistimos de tentar e de lutar contra aquele boss e passamos horas duelando com o videogame. Não importa quantas vezes isso aconteça, temos apenas um objetivo – superar os obstáculos. Custe o que custar!

Pedir ajuda

Jogar videogames é uma arte que requer uma paixão nata! Mas não se engane, não é porque estamos focados em alcançar um objetivo como zerar um jogo ou superar um score que não vamos pedir ajuda. Sabe aquele irmão/tio/primo ou amigo que manja muito de algum jogo? Pois é, sempre bom saber que a gente pode contar com aquela ajudinha pra superar um boss ou pra te ensinar um macete muito maneiro que vai facilitar e muito a nossa vida no jogo!

Antigamente eram as revistas com os jogos detonados. Hoje, basta dar um Google que tá tudo resolvido.

Como falado no artigo sobre o Metal Gear, as vezes era essa a única saída para situações em que você não fazia a menor ideia do que era preciso fazer!

Concentração e multitarefa

Para não ficar caindo nas mesmas armadilhas do jogo, ou ter que ficar voltando pra conferir o cenário todo novamente, aprimoramos a nossa capacidade de concentração, no enredo, nos inimigos que estão a nossa volta e assim por diante. Tão logo vamos avançando e derrotando as fases de um bom jogo, vamos evoluindo nossas habilidades também! Por exemplo – Quase todo jogo, tem um tutorial ou vai “pegando leve” com a gente nas primeiras missões. Vamos analisar o modo survival do Call of Duty Mw3 por exemplo. A medida que vamos vencendo as ondas de inimigos, as coisas vão ficando cada vez mais sérias. Os primeiros adversários que aparecem estão armados com pistolas apenas, e quando a gente se dá conta, está tentando derrubar um helicóptero enquanto explode um Juggernaut. Eis aí um exemplo de que é preciso ter concentração e aprimorar a capacidade de executar tarefas múltiplas.

Memória

Recordar é viver. É bem provável que exista algum código, password, especial de jogo de luta ou fatality que você nunca esquecerá! Jogar faz isso com algumas pessoas, ou ainda que você não tenha conseguido aprimorar esta habilidade, certeza que aprendeu, de um jeito ou de outro, que anotar era a melhor saída! Terminar um relacionamento dói, mas você já esqueceu um password? Horas e horas jogando pra depois de tanto esforço, esquecer o código do password, isso sim é que é dor!
E mesmo depois de esquecer o código, geralmente, a gente colocava em prática o conceito de resiliência e seguia jogando. Começava tudo novamente, e aí acabava aprendendo ainda mais o jogo e decorando com mais facilidade as missões.

Outro idioma

Para muitos, os videogames oferecem aprendizados muito particulares. Por outro lado, um dos mais comuns é o contato com algum outro idioma. Hoje em dia isso não está mais tão presente assim. Com os recursos tecnologicos, os jogos já estão vindo dublados!

Mas, geralmente alguns jogos ainda apresentam as descrições das missões em outros idiomas e acabamos forçados a aprender ao menos algumas palavras para conseguir completar as missões. Lembro que logo depois de vencer minha primeira corrida, fiquei dias preso na 5ª missão do jogo War Game cujo objetivo era “destroy the bridge”. O Destroy estava implícito para mim, porém, o que raios seria “bridge”. Depois de destruir o mapa todo, acabei colocando um sinalizador sobre uma ponte que existia no mapa e convoquei um ataque aéreo, destruindo finalmente a ponte! Depois daquele dia, nunca mais esqueci o significado daquela palavra. E assim, posso listar vários exemplos.

Como os jogos e videogames ajudam atualmente

Além de ajudar no relaxamento depois de um dia cansativo ou estressante, os jogos e os videogames nos aproximam dos amigos. Podem nos proporcionar assuntos que nos auxiliam a quebrar o gelo entre colegas de trabalho ou com pessoas em qualquer outras situações. Sem falar nas características de um bom enredo que nos envolvem e em até alguns casos chegam a nos emocionar!

Playlist

Um poderoso aliado que ajuda na concentração são as músicas dos grandes títulos dos videogames que jogamos ao longo de nossas vidas. De fato, algumas músicas podem até ser ouvidas na nossa mente apenas de olhar para alguma tela de abertura!

Need for Speed: Underground 2003 - main menu | ''Get low'' [ULTRA HD] -  YouTube

Para mim, um grande título que marcou foi o Need For Speed Undergound. Tanto que acabei criando uma playlist no spotify só para poder ouvir as músicas!
Tá esperando o que? Vai lá montar a sua playlist também! Aproveite os nossos giftcards, adicione saldo a sua conta e assine o Spotify Premium, pra poder ouvir quantas vezes quiser as suas músicas favoritas!

Ou reviva esses clássicos e muitos outros dentre as várias plataformas de jogos de videogames! Passe na nossa loja e adquira os créditos!

Gostou desse conteúdo, compartilhe!

Artigos recentes

Por dentro de Final Fantasy VII Rebirth: Assista ao primeiro episódio dos bastidores

A Square Enix lançou uma nova série chamada “Inside Final Fantasy VII Rebirth”, que oferece uma visão dos bastidores do tão aguardado RPG. O primeiro episódio, já disponível, foca no…

Saiba mais
O Retorno Triunfante de Sonic Heroes: Rumores Apontam para Remake na Unreal Engine 5

Fãs do icônico Sonic Heroes, preparem seus controles! Rumores empolgantes circulam na internet sobre um possível remake do clássico jogo de plataforma, que pode estar a caminho do próximo console…

Saiba mais